O dia 3 de novembro de 2023 é mais um dia histórico para o STMO.
Nascemos no dia 8 de janeiro de 2014, como Sindicato dos Trabalhadores do Município de Oeiras, Técnicos de Serviços e de Entidades com Fins Públicos e Sociais da Área Metropolitana de Lisboa, sigla STMO;
Em 2015, a denominação passou para Sindicato dos Trabalhadores e Técnicos de Serviços do Município de Oeiras e de Entidades Públicas e Sociais da Área Metropolitana de Lisboa, mantendo a sigla STMO;
No dia 3 de novembro de 2023, o STMO passa de sindicato municipal, intermunicipal e metropolitano, para sindicato de âmbito nacional, representando trabalhadores do Estado, da Administração Pública Central, Regional e Local e de entidades com fins públicos e sociais.
Ao longo de quase 10 anos, trabalhadores de outros municípios e da Administração Central aderiram ao STMO.
Somos um sindicato diferente, onde a política fica à porta.
Somos INDEPENDENTES e INDEPENDENTES continuaremos.
Para fazer um simulacro de sindicalismo bastam os sindicatos do regime, controlados pelas centrais sindicais que, por sua vez, são controladas por dois partidos políticos.
O nosso foco são os trabalhadores, no esclarecimento dos direitos e deveres laborais, da avaliação de desempenho (SIADAP), férias, faltas e licenças, segurança, higiene e saúde no trabalho, formação profissional, nomeadamente.
O nosso FUNDO DE SOLIDARIEDADE, administrado pela Associação Isaltino Morais, continua a fazer a diferença, socorrendo associados em dificuldades para pagarem serviços básicos, tais como água, eletricidade, gás e, até, alimentação.
Temos um passado que nos orgulha.
O que fizemos no Município de Oeiras, o que continuamos a fazer no Município de Oeiras, em que contribuímos para a melhoria das condições laborais dos trabalhadores, a experiência adquirida, pretendemos agora transmiti-la aos trabalhadores de outras entidades públicas a nível nacional – municípios, freguesias, hospitais EPE, centros de saúde, escolas, empresas públicas.
Somos o SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES DO ESTADO, DAS AUTARQUIAS E DE ENTIDADES COM FINS PÚBLICOS E SOCIAIS, mantendo a sigla que é a nossa marca – STMO.
Falta a publicação no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE) da alteração estatutária, designadamente do artigo 4.º (Âmbito geográfico) para este processo estar finalizado.
Ficheiro PDF para download, consulta e impressão: