Programa de férias para os filhos
dos trabalhadores do Município de Oeiras
Caro Trabalhador do Município de Oeiras,
Dada a conjuntura que vivenciamos e tendo em consideração preocupações com a taxa de realização neste ano de 2020, determinei no Despacho n.º 55/2020, de 6 de maio de 2020, que os trabalhadores procedessem à marcação das suas férias de maneira a que o(s) período(s) acordados respeitassem a retoma da atividade plena e a maximização da atividade municipal.
Ainda no mesmo despacho, é referido que serão estabelecidos critérios de prioridade no gozo das férias, que terão em consideração a intensidade do trabalho desenvolvido durante o período da pandemia; o ter assegurado atividades essenciais durante o plano de emergência; a necessidade ou urgência de assegurar serviços e/ou obras; entre outros.
Nesta perspetiva e atendendo a que haverá trabalhadores que poderão não ter condições para garantir a ocupação e o acompanhamento dos seus filhos/dependentes, em período de férias escolares, o Município, através do Departamento de Educação, em colaboração com outras entidades, desenvolveu uma resposta que vai ao encontro de todas as necessidades de quem estiver efetivamente ao serviço durante os meses de Julho e Agosto, durante o período em que estiver ao serviço.
O programa de ocupação de tempos livres para os filhos/dependentes (entre os 0 e os 16 anos) dos trabalhadores que trabalhem durante os meses de julho e agosto inclui as seguintes três respostas:
– as Férias de Verão do Centro de Cultura e Desporto (CCD)
– o programa Mexe-te nas Férias, promovido pela Unidade de Juventude
Estes dois projetos já têm as inscrições abertas e o Município irá garantir o pagamento da mensalidade das mesmas e robustecer o Plano de Atividades com atividades do Oeiras Educa.
– as atividades da Componente de Apoio à Família (CAF), promovidas pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação, ou outras, nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho;
– as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), promovidas pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação, ou outras, nos Jardins de Infância do concelho;
– as atividades das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), do concelho;
Poderá optar por inscrever os seus filhos/dependentes nas instituições que já frequentam habitualmente, ou pela primeira vez, e o Município garantirá o pagamento da mensalidade das mesmas. Também nestas, o Plano de Atividades será enriquecido com atividades do Oeiras Educa.
– um campo de férias em Inglês, promovido pela Edu4Word
Poderá inscrever o seu filho/dependente, com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos, durante um período máximo de 2 semanas. Este programa irá funcionar numa escola de Oeiras, a designar, e a frequência do mesmo será paga pelo Município.
O Município de Oeiras vai garantir, este ano, excecionalmente, a gratuitidade de todas as atividades anteriores, para os filhos/dependentes dos trabalhadores que permaneçam ao serviço, durante os meses de Julho e Agosto, ou por um período, dentro destes dois meses.
Caso esteja ao serviço durante os meses de Julho e Agosto e tenha interesse por este programa, responda, até ao próximo dia 19 de Junho, para o email: ddpe@cm-oeiras.pt, dando as seguintes informações:
Nome:
Nome e idade do(s) filho(s)/dependente(s):
Instituição em que pretende inscrever, ou já inscreveu, cada um dos filho(s)/dependente(s):
Período em que participarão nas atividades:
Na sequência da manifestação de interesse e da recolha destes dados, serão dadas informações mais específicas sobre a forma como se desenvolverá o programa naquelas 3 vertentes.
Pretendemos, desta forma, ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores do Município de Oeiras para que, juntos, consigamos concretizar os objetivos deste Executivo, que são na verdade os objetivos de todos nós.
Com os melhores cumprimentos,
O Presidente
Isaltino Morais